Veja 10 Dicas Para Cozinhar no Vapor

Para cozinhar no vapor os alimentos, sem perder sabor, siga os passos abaixo:

01. Prepare os alimentos, tempere e arrume-os em um cesto.
02. Os alimentos devem ser colocados com cuidado no cesto, sem pressioná-los, permitindo a circulação do vapor.
03. A parte de baixo da panela deve conter de 3 cm a 5 cm de água, exceto quando os equipamentos já têm a indicação do volume de líquido a ser adicionado.
04. Para dar mais sabor à preparação, a água pode ser temperada com ervas, gengibre, alho, folhas de louro ou especiarias. A água do cozimento pode ser aproveitada para preparar molhos, caldos para sopas e cozinhar grãos. Pode-se usar sucos, vinhos e leite para substituir a água do cozimento.
05. Arrume o cesto com os alimentos na panela com água de moda a encaixar perfeitamente. A principal regra do cozimento à vapor é não deixar o alimento tocar na água durante a cocção.
06. Feche a panela hermeticamente para evitar a perda de vapor, mantendo o aroma, cor e consistência do alimento.
07. O ideal é colocar o cesto com os alimentos quando a água já começou a ferver. De preferência, reduza o fogo durante o cozimento.
08. Evite abrir a panela durante o cozimento para não interromper a circulação do vapor e, conseqüentemente, o processo de cocção.
09. Corte os alimentos em pedaços semelhantes e não muito grandes para que o cozimento seja rápido e uniforme.
10. Se for cozinhar mais de um tipo de legume, selecione os de textura semelhante para cozinharem no mesmo tempo.11. Mantenha uma chaleira com água fevente para completar a água, se necessário. Adicionando água quente não diminuirá a temperatura.

Fonte: Terra

Receba Grátis as Novidades do Blog no Seu E-mail:

Related Posts with Thumbnails

As Melhores Receitas   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP